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Sua saúde em primeiro lugar!

Por que o magnésio é o mais poderoso mineral para acalmar e relaxar o corpo conhecido pelo homem!

O magnésio, sem nenhum exagero, é de grande importância para a vida humana. Para começar, a deficiência de magnésio aumenta as chances de uma pessoa morrer em duas vezes, de acordo com estudo publicado no Journal of Intensive Care Medicine. Ou seja, quem não tem carência de magnésio é mais resistente e tem maior chance de viver mais.

O fato é que a deficiência desse mineral é responsável por uma longa lista de sintomas e doenças. Não por acaso, muitos consideram este nutriente como uma das armas mais poderosas contra as doenças. Infelizmente, a maioria das pessoas tem deficit de magnésio e não sabe disso.

Quer ver e comprovar no seu corpo isso que estamos dizendo?

Vamos lá.

Você está se sentindo cansado, estressado e com dificuldade de dormir? Antes de comprar essas drogas farmacêuticas calmantes que desequilibram mais do que ajudam, experimente uma suplementação com magnésio. Ele é um verdadeiro antídoto para o estresse, o mais poderoso relaxante mineral, e pode ajudar você a controlar sua ansiedade e a melhorar o seu sono.

De forma simples e curta, o magnésio relaxa o corpo. Tudo o que está tenso, irritado, rígido – seja uma parte do corpo ou mesmo um estado de espírito -, é um sinal de deficiência de magnésio. Este mineral essencial é responsável por mais de 300 reações enzimáticas e é encontrado em todos os tecidos do corpo – mas, principalmente, nos ossos, músculos e cérebro.

Nossas células precisam de magnésio para produzir energia, para realizar diversas atividades químicas, para estabilizar as membranas e para ajudar a relaxar os músculos. É por isso que a lista de problemas de saúde relacionados com a deficiência de magnésio é muito longa.

Na verdade, existem mais de 3.500 referências médicas sobre a deficiência de magnésio!

Mesmo assim, este mineral é ignorado porque não é uma droga (leia-se: tem custo baixo e, por isso, é incapaz de dar grandes lucros), embora seja mais poderoso do que os medicamentos em muitos casos.

Apesar disso, nos Estados Unidos, muitos hospitais utilizam o magnésio em situações de emergência com risco de vida, como convulsões e insuficiência cardíaca.

Quais os sintomas da deficiência de magnésio?

Ah, são muitos!

Mas fique atento: você pode estar carente de magnésio se tiver qualquer um dos seguintes sintomas:

– Cãibras musculares ou espasmos
– Dores musculares
– Insônia
– Irritabilidade
– Sensibilidade a ruídos altos
– Ansiedade
– Autismo
– Taquicardia
– Angina
– Constipação
– Dores de cabeça
– Enxaqueca
– Fibromialgia
– Cansaço crônico
– Asma
– Pedras nos rins
– Diabetes
– Obesidade
– Osteoporose
– Pressão alta
– TPM
– Colica menstrual
– Síndrome do intestino irritável
– Refluxo
– Dificuldade para engolir

A principal forma de assimilar magnésio é pela alimentação.

Infelizmente, o solo brasileiro é pobre nesse mineral, mais presente em terras vulcânicas.

Melhor sorte têm os japoneses: o solo do Japão é rico em magnésio, com uma boa relação entre ele e o cálcio.

O resultado é que possivelmente 80% da população brasileira não está recebendo magnésio suficiente e pode estar deficiente nele.

A quantidade diária de magnésio recomendada para mulheres é de 310-320 miligramas e para os homens é de 400-420 miligramas.

Mas há quem defenda, como o dr. Carolyn Dean, médico e naturopata americano, uma dose um pouco maior que o padrão recomendado, para se fortalecer e judar o organismo a funcionar corretamente.

Além da suplementação, para quem não quer ter deficiência de magnésio, deve-se:

1. Parar de perder magnésio:

– diminua o consumo de café, dos refrigerantes de cola, sal, açúcar e álcool

– Verifique com seu médico se alguma medicação pode estar eliminando magnésio (muitas drogas de hipertensão e diuréticos causam perda de magnésio)

2. Comer alimentos ricos em magnésio:

– amêndoas, castanha de caju, trigo mourisco, castanha-do-pará, avelãs, milho, nozes, centeio, tofu, arroz, figos, tâmaras, couve, camarão, abacate, salsa, alho, sal integral (como o do Himalaia ou o sal grosso de Guérande)

A suplementação de magnésio

Podemos dizer que quase 90% da população precisa consumir diariamente um suplemento de magnésio.

Mas o recomendável é você buscar a ajuda de um bom médico ou nutricionista.

Equilibrar os níveis desse mineral no corpo não é tão simples.

Não basta tomar um suplemento de magnésio e pronto.

Ocorre que o magnésio trabalha em conjunto com o cálcio, a vitamina D e a vitamina K2.

Se você consumir muito cálcio e pouco magnésio, pode, por exemplo, desencadear um problema cardíaco sério.

O segredo está na ingestão correta de cada substância, no equilíbrio.

Os melhores suplementos de magnésio, ou seja, os de melhor absorção, são o glicinato de magnésio, o cloreto de magnésio, o sulfato de magnésio e o citrato de magnésio.

Muito elogiado é o cloreto de magnésio.

Como você pode incluir magnésio em sua dieta?

A água do mar, as verduras de folhas verdes e os cereais integrais são fontes naturais de magnésio, que geralmente estão na dieta regular de muitas pessoas.

Outras fontes deste mineral são:

  • Vegetais (tomate, beterraba, feijões, alcachofra, batata);
  • Sementes de abóbora;
  • Amendoim;
  • Farinhas de trigo e milho;
  • Farelo de aveia;
  • Cebola;
  • Chocolate amargo.

Este mineral também está presente em alguns laticínios, como o leite ou o iogurte, e no peixe.

Quais benefícios você colherá ao incluir magnésio em sua alimentação?

Evitará a asma

Os suplementos de magnésio são de grande ajuda para controlar os ataques crônicos de asma, já que ajudam a relaxar os músculos bronquiais e regular a respiração.

Ainda que não seja a solução definitiva, consumir uma quantidade suficiente pode ser um bom complemento ao tratamento médico.

Ossos saudáveis

Incluir magnésio em sua alimentação te ajudará a regular seus níveis de cálcio, vitamina D, cobre e zinco. Tudo isso se traduz em uma grande diminuição na probabilidade de sofrer de osteoporose quando envelhecer.

Se você já começou a ter algum incômodo nos ossos, é uma boa ideia que seus alimentos sejam ricos em vitamina D, cálcio e magnésio.

Ótimo desenvolvimento da gravidez

Se você quer se assegurar de ter uma gravidez saudável, é melhor que seus níveis de magnésio permaneçam estáveis, já que isso te ajudará a lidar melhor com a dor e prevenirá problemas como a pré-eclâmpsia se você tem hipertensão.

Alívio da dor nas costas e das câimbras

O magnésio relaxa os músculos das costas, por isso te ajudará a se sentir melhor caso tenha estresse ou tensão na região dos rins.

Devido ao fato de que costumam ser indicadores de que você tem uma deficiência deste mineral, regular seus níveis será suficiente para prevenir as câimbras.

Previne ataques cardíacos

Visto que este mineral protege seu coração da arritmia, também evitará possíveis lesões.

Será especialmente útil para prevenir aquelas causadas pela tensão muscular decorrente do estresse excessivo que qualquer parte do seu sistema cardiovascular possa apresentar.

Regula o trânsito intestinal

Ao consumir uma dose alta de um suplemento de magnésio solúvel em água, você encontra rapidamente um alívio para a prisão de ventre. Isto se deve ao fato de que relaxa os músculos intestinais, por isso produz um efeito laxante.

Previne a diabetes e regula o açúcar

Este mineral ajuda a insulina a reagir melhor diante dos níveis de açúcar no sangue e promove uma pressão arterial normal.

Por isso os suplementos de magnésio são essenciais para as pessoas com diabetes. Só lembre-se de que deve mencionar ao seu médico que você está tomando este suplemento.

Melhora a absorção de outros minerais

O magnésio permite que seu corpo absorva com maior facilidade as vitaminas e minerais essenciais como o sódio, cálcio, potássio e o fósforo.

Cura para a enxaqueca

A enxaqueca afeta gravemente muitas pessoas, mas especialmente as mulheres.

Incluir magnésio em sua dieta reduzirá de forma considerável tanto a gravidade como a frequência dos ataques.

Aumenta a produção de colágeno

O magnésio é muito importante quando falamos da produção de proteínas que se transformam pouco a pouco em colágeno.

O colágeno se encontra nos tecidos fibrosos como os tendões, ligamentos e a pele. Também está presente na córnea, ossos, intestino, cartilagem, os vasos sanguíneas e as vértebras.

Por tudo que foi dito antes, quanto mais colágeno seu sistema tiver, mais fortes ficarão estas áreas do seu corpo.

Ativação de enzimas

Este mineral é de grande ajuda para aumentar a produção de energia em seu corpo e, por sua vez, promove a ativação das enzimas que seu corpo utiliza para criar energia celular.

Uma boa alimentação inclui magnésio de forma natural

Depois de ler isto, provavelmente você quer sair correndo para comprar um suplemento de magnésio. Consulte seu médico de confiança e lembre-se de que não é necessário tomar nenhuma dose extra se sua dieta for apropriada.

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