Home / Saúde em Geral / Sua Saúde / O chá de inhame fortalece o sistema imunológico, melhora a aparência da pele e estimula a ovulação!

Sua saúde em primeiro lugar!

O chá de inhame fortalece o sistema imunológico, melhora a aparência da pele e estimula a ovulação!

Chá de inhame: os benefícios e propriedades da bebida

O inhame é um tubérculo muito conhecido no nosso país, sendo utilizado em preparações saudáveis, como sopas, pastas e outras receitas.

Mas, você sabia que este alimento também pode ser consumido em forma de chá  e que também proporciona diversos benefícios à nossa saúde?

Além de muito nutritivo, o chá de inhame traz inúmeros benefícios à saúde de um modo geral, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, a produção natural de insulina no organismo, a melhora da aparência da pele e o estímulo da ovulação.

Propriedades

O inhame é um vegetal rico em nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo. Contém carboidratos, vitaminas do complexo B, amido, cálcio, ferro e fósforo.

O tubérculo também possui fitoestrógenos e um tipo de progesterona natural, a diosgenina, que auxiliam no equilíbrio hormonal. Devido às suas propriedades, o chá de inhame fortalece o sistema imunológico, limpa a pele e estimula a ovulação.

Benefícios

Uma das propriedades mais conhecidas do chá de inhame é a sua capacidade para estimular naturalmente a ovulação. Confira a seguir quais são os benefícios proporcionados pelo consumo desta bebida:

  • Estimula naturalmente a ovulação

Graças às suas propriedades, o chá de inhame estimula a produção dos ovários, aumentando as chances de gravidez.

Quando é consumida nas duas primeiras semanas do ciclo menstrual, este chá melhora a fertilidade, pela sua capacidade de converter a diosgenina (estrogênio vegetal precursor da progesterona) em outros dois hormônios essenciais para a ovulação: o hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).

O LH tem a função de liberar o óvulo pelo ovário; já o FSH estimula o crescimento dos folículos. A diosgenina também contribui aliviando os enjoos matinais durante o período de gravidez.

Segundo o professor Frederick Naftolin, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da escola de medicina da Universidade de Nova York, consumir inhame realmente pode aumentar as chances da mulher engravidar.

  • Melhora a aparência da pele

Por ser rico em substâncias antioxidantes, o chá de inhame ajuda a retardar o envelhecimento das células e combate os efeitos prejudiciais dos radicais livres. Além de manter algumas doenças bem distantes, esta propriedade também proporciona a beleza da pele.

Consumir corretamente o chá de inhame garante uma pele mais firme, sedosa e livre de cravos e espinhas.

  • Fortalece o sistema imunológico

Embora esta propriedade não seja totalmente comprovada, acredita-se que o consumo do chá de inhame também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A bebida é capaz de estimular a circulação sanguínea, fazendo com os leucócitos – células de defesa do organismo – ganhem movimentos mais rápidos e amplos.

Receita do chá de inhame

Ingredientes

  • Cascas de 2 inhames médios;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo

Lave bem as cascas do tubérculo e deixe ferver bastante em fogo médio. Aguarde até que o líquido fique pela metade.

Como consumir?

O chá de inhame é uma espécie de pasta bem viscosa que deve ser tomada em jejum durante alguns dias. Para engravidar, recomenda-se tomar a bebida por 8 dias, sendo o último dia a data da sua ovulação. O máximo são duas colheres (de sopa) por dia.

Precauções

O chá de inhame é contraindicado para grávidas e lactantes, uma vez que pode causar descontrole hormonal. A bebida também não é recomendada para crianças, pré-adolescentes e pessoas com problemas de intestino.

 

Veja Mais Artigos Logo Abaixo

O conteúdo deste blog tem caráter meramente informativo, e Não Substitui os Diagnósticos, as Orientações e o Acompanhamento de Médicos, Nutricionistas, Educadores Físicos e outros profissionais de saúde. Antes de tomar qualquer decisão que afete a sua saúde, consulte um profissional de saúde qualificado.
Importante: O objetivo deste blog é oferecer informações que te ajudem a tomar consciência de que não existe emagrecimento milagroso, e que fazer dietas e exercícios físicos sem orientação de um profissional de saúde é uma péssima ideia. Valorize sua vida! Não tome decisões que afetem a sua saúde sem antes consultar um profissional de saúde!
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

Comentários

Comentários

Check Also

Estes são os sinais de que seu fígado não está funcionando bem!

As doenças no fígado apresentam sinais claros antes de se desenvolverem completamente. Se você souber …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está protegido!